Feeds:
Posts
Comentários

Archive for 18 de março de 2009

paris5

Viajar é ótimo porque a gente aprende enquanto se diverte a aprende mointo! Nos posts anteriores eu falei de algumas coisas positivas que me chamaram atenção nas mulheres francesas. Não há deslumbre nenhum, apenas aprendizado. A gente incorpora o que é bom (e possível!) e pode aprender também com os erros dos outros né mesmo? Por isso sempre é bom manter a mente crítica, até porque ninguém é perfeito!

Entre os poréns que mais me chamaram atenção na França é quantidade de pessoas, homens e mulheres, especialmente jovens, fumantes. Fumar faz mal não só à saúde como também à beleza. Já falei detalhadamente sobre isso nesse post aqui. Para mim é um paradoxo uma sociedade que dá tanto valor ao sabor dos alimentos, ao aroma do vinho perfeito fumar dessa maneira. Não nego que fumar já teve os seus dias de charme e elegância, mas gente isso era antes de todo munda saber de todos os seus malefícios, né? A vantagem é que (maridex que não me leia) proibiram de fumar lá em todos os locais fechados, incluindo restaurantes, bares e cafés, ufa!

Outra coisa que me chamou a atenção foi a quantidade de cachorros nas bolsas das senhoras dentro dos restaurantes. Gente, eu gosto muito de cachorro, tenho a minha pequena Manu que dá um trabalho danado, faz xixi onde não deve, etc e tals, e é a nossa mascote querida lá em casa. Mas eu sou da opinião que gente é gente, e cachorro é cachorro e que cachorro deve comer ração ou no máximo uns pedaços de carne. Esse negócio de dar comidinha na boca do cachorro é meio nojento né, não? Sem falar que a quantidade de cocô de cachorro no chão não é compatível com um país tão civilzado.

Essa cena aqui da Carrie em Paris demonstra bem essas duas características francesas. Vale a pena ver só pelas locações e pelo figurino maravilhoso dela (ai que sonho!).

Outro ponto negativo pra mim é o desrespeito quase total às filas na França. Em todos os lugares que vi uma fila maiorizinha em Paris valia a lei do mais esperto. Até as crianças parecem que já tem essa cultura e atropelaram a minha filha que aguardava pacientemente a sua vez em um parque de diversão e ficou com cara de que não entendeu nada do que estava acontecendo porque do alto do seus 7 anos já está acostumada a esperar a sua vez. E como para mim a grosseria é a maior antítese da beleza e da elegância, fica a crítica. Não sei dizer se esse é uma característica comum (os leitores que moram na França podem confirmar ou discordar), mas foi a experiência que eu tive em diversos lugares e que já tinha tido na outra vez que estive por aí.

Mas enfim, como diz o poeta, tudo vale a pena se a alma não é pequena e, é lógico que o saldo da viagem é positivíssimo! Não moraria em Paris, especialmente porque não gosto de “viver como estrangeira” mas passaria um mês por ano lá, fácil fácil 😉

paris5

Read Full Post »

As francesas (assim como as mulheres de todas as partes dos mundo!) tem seus pequenos truques de beleza que ajudam a deixá-las mais bonitas. Alguns truques são velhos conhecidos (mas é sempre bom a gente lembrar né!) outros são novidade. Eu resovi então fazer no blog uma pequenas listinha das coisas que mais me chamaram atenção em termos de beleza.

1. Spray para lavagem do cabelo a seco. Gente é uma maravilha! Eu amo tomar banho mas gosto menos de lavar o cabelo. Aliás lavar nem é o problema, o problema é secar, pentear, ajeitar, efim…vocês sabem. Então tem dias, especialmente no frio, que dá uma vontade de pular a lavagem do cabelo. Mas o problema é que se fico sem lavar meu cabelo muitas vezes fica com uma cara meio de ensebado manjam? Sem falar que marido fuma, hospital não é o lugar mais cheiroso do mundo e eu sinto que meus cabelos sentem. Mas esse spray é tudo de bom, não é a mesma coisa que uma lavagem, lógico, mas consegue deixar as medeixas mais soltinhas e cheirosa e já ganhou lugar de honra no meu kit de emergência de beleza.

2. Patchs em forma de rodelas de pepino. Já falei que sou louca por envelopinhos de beleza né? Quando o patch tem forma (mesmo!) de rodelas de pepino então a coisa fica irresistível. Não faz milagre não, mas só a alegria que dá na alma mais do que pagam os 5,70 Euros que custam o produto.

3. Creme preenchedor de rugas. Um dos produtos mais vendidos para a pele na França parece ser o Tri-Akline. É um creme com efeito cinderela (dura cerca de 4 horas) mas que ao invés de dar a sensação de esticar o rosto, funciona como um preenchimento das rugas. Eu testei nas linhas da minha mão (já que meu rosto estava super maquiado de tanto experimentar produtinhos na Sephora) e o efeito é bem visível. O produto tem previsão de estar esse mês disponível no Brasil (como eu falei hoje em dia as novidades chegam bem rápido) e funciona para diminuir as ruguinhas nas datas especiais.

4. Água. Eu já falei das vantagens da água termal nesse post aqui. Na França existem muuuitas marcas de águas termais, e como lá é barato muita gente anda com a sua na bolsa. Até porque no frio a pele fica seca mesmo, e piora ainda mais em ambientes aquecidos (ou resfriados!) artificialmente. Muita gente tem dúvidas de como usar a água thermal. Em breve vou tentar fazer um videozinho no blog demonstrando (tou pensando faz tempo em colocar uns videos, vamos ver se agora tenho coragem ;-). Mas as francesas não usam só água thermal não. É costume entre as mulheres de lá tomar um copo de água cheio logo ao acordar. Acredita-se que ajuda a acordar o corpo e a filtrar as impurezas que foram se acumulando durante a noite. Pelo sim, pelo não, tomar água é sempre bom né!

5. Desodorante que diminui o crescimento dos pelos. Gente esse eu acabei não comprando porque vi a propaganda numa revista francesa mas esqueci de olhar quando fui na farmácia. Mas é lançamento da Dove na Europa, um desodorante que atua nos folículos pilosos e diminui a velocidade do crescimento dos pêlos nas axilas e ainda promete diminuir a irritação causada pele depilação. Tipo quero já esse lançamento por aqui!

5. Lenços. Não poderia deixar de falar do truque francês mais difundido pelo mundo. É impressionante a quantidade de mulheres (e homens!) usando lenços, cachecóis, pashimas, foulards, enfim itens diversos no pescoço. Os lenços são muitas vezes as únicas coisas (mais ou menos) acessíveis nas lojas de grife-bafo. As meninas da Oficina de Estilo já falaram sobre isso aqui e tem vários videos ensinando maneiras diferentes de amarrar lenços (até no calor!). É aderir e garantir a elegância instatânea.

Novidades quentinhas e outras nem tanto!

Novidades quentinhas e outras nem tanto!

1. Shampoo à seco (shampooing sec dry cleaning) E 5,30

2. Patchs em forma de pepino (patchs yeux relaxants au concombre) E 5,70

3. Creme Preenchedor de Rugas (Tri-Aktiline) E 39,50 (na Sephora) e R$ 99,0 (previsão na Onofre)

4. Água thermal Avene (minha preferida) cerca de E 5,00 por lá e  R$ 45,0 por aqui o spray de 150ml

5. Dove Hair Minimising E 2,50 (alguém indo viajar?)

6. Lenços Hermés (não tem preço!)

Read Full Post »