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Archive for 27 de novembro de 2008

alimentacao

Como ontem eu dei as dicas de alimentação para quem tem a pele oleosa, conforme o prometido hoje chegou o dia de quem tem a pele seca!

Vários estudos já comprovaram que comer as comidas certas (e evitar as erradas) ajuda a evitar rugas e postergar o envelhecimento da pele. A melhor dieta para a beleza (e também para a saúde) é a dieta mediterrânea rica em peixes, vegetais, frutas e óleo de oliva. O azeite ajuda o organismo a absorver as vitaminas lipossolúveis bem como de outros ingredientes como o licopeno e as isoflavonas.

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Para cuidar da pele seca é importante consumir as boas gorduras, já que o consumo das gorduras “ruins” como as saturadas e monoinsaturadas estão relacionadas com uma diminuição da hidratação da pele (além de engordarem e não serem saudáveis).

A ômega 3 é uma gordura boa cuja falta está relacionada com o ressecamento da pele, ela é encontrada em alguns peixes, em sementes de vegetais como linhaça e nos ovos fortificados. Já o omega 6 presente os óleos como de milho, canola e girassol não trás esse benefício e ainda prejudica o coração, então melhor evita-los ao máximo.

Você deve diminuir o consumo de manteiga, leite integral, margarina e doces (leite desnatado, iogurte e quiejos são neutros). A epiderme (a parte mais superficial da pele) é composta em 25% por gorduras insaturadas, tanto elas quanto as monoinsaturadas resistem bem à oxidação, já as poliinsaturadas (como as ômega 6) atuam como agentes oxidantes, ou seja, ajudam no envelhecimento. Portanto sempre que possível troque os óleos comuns pelo azeite de oliva e evite frituras, doces e comidas industrializadas que costumam estar cheias de gorduras “ruins”.

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Outra medida importante é aumentar o consumo de alimentos ricos em agentes antioxidantes (as dicas sobres eles já foram dadas no post de ontem sobre pele oleosa).

Assim, de uma maneira geral a dieta para quem tem a pele seca e sensível deve inculir:
– Variedade e quantidade de legumes e verduras,
– Gorduras boas como azeite de oliva, abacate e nozes em geral,
– Alimentos ricos em ingredientes antioxidantes,

As dicas desse post e do anterior foram baseadas no livro que é uma das bíblias do blog A Pele Saudável da Dra Leslie Baumann.

Leia mais aqui no blog sobre pele secas

Mega post para cuidar da pele seca

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