Todas nós, em maior ou menor grau, cometemos os nossos pecadinhos (às vezes pecadões 😉 ) de beleza. Segunda-feira é um dia bom para a gente entrar na linha, rever algumas atitudes e que sabe começar a semana melhor. Mas tem aqueles hábitos que são difíceis mesmo da gente largar, seja porque a gente gosta muito deles, seja porque somos um pouco sem vergonha, mesmo. A idéia dessa série de tópicos não é, então, incentivar os maus comportamentos (rsrsrs até porque, maus comportamentos não carecem de incentivos) e sim dar dicas de como amenizar os prejuízos que esses maus hábitos podem trazer para a sua aparência. Semana passada eu falei do cigarro, da vontade de se bronzear e da delícia (ops) que é tomar banho quentão.Hoje, por sugestão da Aline nos comments vou falar de preguiça de tirar a maquiagem, vou emendar na falta de sono e por fim vou confessar um outro hábito horrível (confessar é bom…) de puxar os cantinhos das unhas e como tentar diminuir esse crime estético. Quem quiser confessar seus pecadinhos e pedir (ou dar dicas), please, semana que vem tem mais!
Que preguiça de tirar a maquiagem depois da balada! É, a maioria de nós já passou por isso: a gente chega em casa e a pilha já acabou faz tempo. O pés estão doendo, o sono é enorme (eu vira e mexe durmo no carro rsrsrs), e pode acontecer da gente não ter forças para fazer aquela limpeza toda que a nossa pele merece. Uma coisa que eu gosto de fazer (e que veio da necessidade de acompanhar o maridão numas baladas meio fortes e no dia seguinte acordar cedinho pra ir para a faculdade) é deixar no porta-luvas do carro um daqueles pacotes de lencinho umedecido (hoje em dia tem de vários modelos e pra tudo quanto é tipo de pele). Com isso você já aproveita e vai virando abóbora no caminho, não precisa nem chegar em casa. Se quiser sofisticar e sua pele for oleosa você pode deixar dois pacotes, um com lencinho demaquilante (que em geral são mais oleosos) e outro com lencinho de limpeza para pele oleosa. Outra dica é usar maquiagem mineral, eu não recomendo dormir com ela, mas se for dormir com alguma a maquiagem a mineral tende a irritar menos a pele e obstruir menos os poros. Evite ao máximo durmir com a pele maquiada de você tem tendência a acne, mas dormir com os olhos maquiados (que é uma maquiagem mais difícil de remover) é menos mau, então se você tiver que escolher, esqueça o olho e capriche mais na limpeza da pele. Por fim, mantenha a mãos uma fronha da travesseiro velhinha na sua mesa de cabeceira para essas emergências, afinal, você moça fina não vai querer sujar a sua fronha de algodão egípcio 300 fios com maquiagem né? Aqui nesse post tem mais dicas pós-balada-pé-na-jaca!

lencinho no porta mala evita acordar com a cara de quem foi atropelada por um caminhão (nas descida!)
Dormir 8 horas por noite? Nem em sonho! Todo mundo sabe da importância que é dormir para a nossa beleza (bom, quem não sabe clica aqui que eu explico tudinho nesse post). Só que na vida corrida de hoje, competição, bolsas despencando, dormir 8 horas por noite parece mais luxo do que um pote de caviar beluga acompanhado de champagne gelada (hummm, momento suspiro, pelo sono, bien sur). Se o seu dia é como o meu que não acaba antes da meia hoite e começa junto com o nascer do Sol, o que a gente pode fazer é maximizar as horas de sono, apostando que se não temos quantidade, que tenhamos pelo menos qualidade. Para melhorar a qualidade do seu sono o primeiro passo é iluminação, quanto mais escuro melhor (se você tem medo hehehe, deixe só uma luzinha fraquinha daquelas de tomada). TV ligada nem pensar, se você gosta de pegar no sono com um barulinho, arrume uma TV com timer. Uma música relaxante pode ser uma boa, mas coloque num volume bem baixinho. Se você dorme do lado de alguém que ronca, descole um daqueles protetores de ouvido (a 3M tem um que vende baratinho nas farmácias) essa é o tipo da aquisição que pode mudar a vida da pessoa. Procure dormir vestida e coberta de acordo com a temperatura, e uma brisa, seja da janela seja de um ventilador fraquinho é sempre bom. E por fim: fumar no quarto não, ok?

O tempo é curto? Pelo menos apague a luz, feche a porta. E, se não for muito esforço, coloque os livros e o computador no chão 😉
Cantinho da unha soltando é irresistível! Quando eu estou nervosinha as unhas sofrem, mas nem precisa ter stress basta estar sem nada para fazer e ver uma pelinha solta que é batata: nhéc! É quase automático. A conseqüência é óbvia: troca-se uma pele de unha soltando por, no mínimo, uma cutícula inflamada, isso quando não sangram não infecciona, etc e tals. O melhor conselho que eu recebi para controlar esse impuslo veio de uma amiga também comedora compulsiva de cantinhos: andar um alicate de unha na bolsa. Ai quando a pele está solta e dá aquela vontade de puxar, você saca o alicate e faz um trabalho, digamos assim, menos porco. Outra dica legal é procurar manter sempre a unha feita. Quem não tem tempo ou grana pra ir à manicure toda semana pode treinar a dar um tapa na sua própria unha em casa, não é tão difícil quanto parece. Com a unha feita, a chance de uma pele soltar e você querer puxar diminui bastante. E por fim, mantenha uns band-aids meigos na carteira, para qualquer emergência no caso de recaída.
Do mal da unha eu não sofro! Sou totalmente dependente de manicure semanal, uma coisa doente.
Já dos outros males….
E dá-lhe creme, muitooooo creme nessas mãos!!! É, porque vai dizer que aquela cutícula ressecada (e as pelinhas em volta), principalmente se você tem o custume (péssimo) de morder os dedos, não ficam ainda piores a qualquer sinal de ressecamento.
As vezes eu olho as minhas e dá vontade de fazer um transplante de mãos… Unf!
=*
Bom dia, Renata e meninas.
O meu maior pecado é mesmo com as “pelinhas” das unhas…não consigo resistir a puxar…mesmo me odiando por isto, pq estou sempre com um machucado…não faço eu mesma minha manicure por falta absoluta de coordenação…não tem jeito de conseguir um bom uso da mão esquerda…nem prá passar um esmalte de forma decente, sou uma nulidade nisto…rsrs
Renata, por favor, me dê uma luz?
Numa compra no Morangão, ganhei uma amostra do creme da Elizabeth Arden, chamado Sheer White.
Será que algum dos componentes da fórmula clareia mesmo (ou iguala) o tom da pele, pelo menos um pouquinho?
-octinoxate 7,5%
-octisalate 5,0%
-oxybenzone 2,4%
-octocrylene 2,2%
-avobenzone 1,8%
Posso usá-lo no rosto no lugar do protetor solar?
Ele vai realmente ajudar minha pobre pele com rosácea e um melanona clarinho na bochecha, ou é so mais um hidratante cheio de promessas impossíveis???
Obrigada por tudo: por sua atenção, pelo blog que tanto nos informa etc etc etc…rsrss
Beijos
Nany,
Esse produto que você citou não passa de um protetor solar e dos não muito bons…ele contém oxybezone, que é um ingrediente que libera radicais livres na pele (tudo o que a gente não quer…) tanto é que na inglaterra os produtos quem contém esse ingrediente tem que colocar bem grande no rótulo. Não acho que seja uma boa alternativa para rosácea.
Melanoma clarinho você não deve ter porque melanona é um câncer de pele bem agressivo, o que você deve ter é melasma. Esse produto não atua como clareador. Para isso você precisa de um produto a base de hidroquinona ou outro agente clareador como ácido kójico.
Sugiro que você marque uma consulta com uma dermatologista para indicar o melhor tratamento para você. Pele com rosácea e ainda melasma não é simples de tratar. Enquanto isso continue usando apenas um protetor solar forte diariamente para peles sensiveis e seguindo as recomendações do post sobre rosacea.
Beijos
Renata
Afffffffff, perdão…confundir melanoma com melasma foi de doer mesmo….rsrss…talvez a noite mal dormida (barulho bem cedinho numa obra) possa justificar minha confusão…
Renata,obrigada por ser tão prestativa com nossas ansiedades….
Sobre o creme, eu estava mesmo achando que era uma porcaria, e vc confirmou…ainda bem que veio de graça, pq se tivesse pago os R$80,00 que cobram por ele, iria ficar muito irritada.
Beijos…excelente dia prá todo mundo.
Nao tinha a menor ideia que o oxybenzone na verdade eh um grande vilao, e eu achando que ele era um mocinho pq esta na composicao de grande parte dos filtros e protetores solar. Eu sempre usei protetores da Neutrogena e Banana Boat e todos eles tem oxybenzone na formula, mas depois dessa elucidacao… nunca mais compro um.
em um dos seus comentarios voce diz que se o produto provocar ardencia e melhor naõ usar.eu uso a argila verde da laborene e ela de cara faz um efeito muito bom mas no comesso provoca uma leve ardencia e normal?
Andrea,
É normal, se a sua pele nao é super sensível e o efeito é bom na sua pele não há problema.
Beijos
Renata
[…] Redução de danos – Segunda parte […]
Ola, Renata, gostaria de uma dica sua, sou negra, e minha pele é super oleosa, e adoro usar maquiagem, porém não consigo, pois 30 minutos depois ja esta tudo derretendo, ja procurei boas marcas como M.A.C ou Clarins para pele oleosa, e nada da resultado, sem contar que não consigo usar base, pois se não, vira um verdadeiro desastre…
Você tem alguma dica do que eu posso fazer????
Usar só primer, ou um serum antes da maquiagem sera que da resultado???