Queridas leitoras,
Tenho uma novidade muito legal para compartilhar com vocês. Como algumas sabem e outras não eu estudo medicina. Ainda não está 100% resolvido mas tudo indica que eu irei fazer a minha especialização em dermatologia. Mesmo não sendo especialista em nada ainda essa é a área que mais me interessa e sobre a qual eu acabo lendo mais, pesquisando mais e enfim trazendo mais novidades científicas e dicas para vocês.
Acontece que a beleza não se limita a cuidados com a pele. Os hormônios têm também uma importância fundamental na nossa aparência, além de é claro para a saúde como um todo (disfunções hormonais podem significar doenças graves como por exemplo a diabetes).
Em termos de beleza os hormônios influenciam no nosso metabolismo e consequentemente no emagrecimento (rá!), no brilho da pele e dos cabelos, na quantidade de pêlos que temos, em várias doenças de pele como a acne e tem também papel importante no processo de envelhecimento.
Para falar então sobre endocrinologia eu convidei o meu amigo de classe da Medicina Unicamp, o Rafael. Ele é daqueles alunos que a gente gosta de sentar perto manjam, principalmente em dia de prova 😉 Mas além de ser mega hiper inteligente o Rafão já foi até abordado no Shopping para trocar a medicina pelas passarela. Tá bom pra vocês?
Então enquanto eu fico de olho nas notícias e novidades sobre a pele o Rafael fica de antena ligada nos avanços que a endocrinologia faz e que nos interessam! Ele vai começar de mansinho, sem muito compromisso então vez ou outra no blog vocês vão começar a ler posts dele também.
O primeiro post do Rafael aborda a eficácia da terapia de reposição hormonal na menopausa para melhoria do envelhecimento da pele. Mas eu já tenho um monte de perguntas para fazer para ele tipo: É verdade que comer carboidratos depois das 18:00 engorda? Porque nem homem gordo tem a maldita celulite? Existem remédios que aceleram o metabolismo e ajudam a emagrecer? Ih…se eu começar a escrever não paro mais então com vocês, Rafael Dias Lopes.
Enganar a menopausa é possível, mas enganar o tempo…
Todos nós sabemos que o tempo é muito ingrato com nossa pele. São manchas, ruguinhas e sobras de pele que aterrorizam nossa vaidade e que são combatidas como verdadeiras inimigas. Além disso, o tempo para as mulheres representa também mudanças hormonais e o início de uma nova fase: a menopausa.
Muitas sentem aquele famoso “calor” pelo corpo, outras têm seu apetite aumentado e acabam ganhando peso. E muitas são as que reclamam que depois de entrar na menopausa, as rugas, os pés de galinha, as manchas e sobras de pele se multiplicaram, trazendo danos justamente ao rosto feminino.
Foi a partir disso que comecei a pesquisar sobre a menopausa e sua relação com os danos, trazidos pelo tempo, para a pele. Será que se nessa fase a mulher estiver repondo seus hormônios há benefícios para a sua pele?

Infelzmente acabar com as rugas não está na lista de benefícios da terapia de reposição hormonal segundo as pesquisas mais recentes.
Na pesquisa, encontrei uma matéria muito interessante feita pela Escola de Medicina da Universidade de Boston. Eles trabalharam com mais de 400 mulheres que faziam reposição hormonal com estrógeno e progesterona, fizeram acompanhamento individual com cada uma delas por 48 semanas e foram fundo na pesquisa, avaliando desde simples rugas e sobras de pele até o grau de aspereza e umidade dela.
Infelizmente, eles chegaram à conclusão de que a reposição hormonal não diminuiu os danos à pele.
Ou seja, infelizmente começo a escrever no blog com uma notícia não muito boa: ao contrário do que muita gente pensava usar hormônios na menopausa não traz benefícios para o rejuvenescimento da pele e principalmente o rejuvenescimento facial. Assim, parece que esse vilão que representa o tempo age sozinho e ainda não temos maneiras muito boas de combatê-lo.
Apresentações requerem fotos. 😀
Tô com a amiga aqui em cima.
Nem sei o que vc falou direito Renata, só sei que o moço é inteligente, bonitão, deve ser alto e futuro médico….nossa, me diz qual é a pegadinha?!? hehehehehehehe
Aguçou a curiosidade. Quero foto tbem. =)
Brincadeiras a parte, esse blog está de parabens, pois está cada vez melhor.
Rafael, bem legal seu post. Valeu!
E seja bem-vindo, né!
Oba! Bem Vindo Rafael!
Ai… tô com as meninas também! Quero ver fotos desse bonitão de futuro promissor.
Mal posso esperar…
Beijos!
[…] Por Rafael Dias Lopes […]
Entçao Rafarel, pelo que pode ler, vc estah empenhado em ajudar as mulher na penopausa, bom minha pele está muito linda, tenho cuidado muito dele, malho 5 dias por semana, tenho 49 anos, mas estou na menopusa.. e não consigo emagrecer, sou muito vaidosa, e to entrando em depressão, uma coisa q jah tive e ateh fiquei entermada me ajuda Dr. Rafael – te agrdeço se puder me responder – abraços – vera marcondes